Results for 'Leodegário A. De Azevedo Filho'

987 found
Order:
  1.  19
    Estelionato cultural os efeitos da indústria cultural e a ação comunicativa nos cursos de direito em Alagoas.Gabriel Soares de Azevedo Filho, Ana Carolina de Araújo Azevedo & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:182-200.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  66
    Descritores bioquímicos em cultivares de algodoeiro em resposta à inoculação com Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides.Fabiana A. C. Silva, Roseane C. Dos Santos, André de Azevedo Neto, Manuela M. C. Granja, Claudia C. F. De Souza & Péricles A. Melo Filho - 2010 - Tropical Plant Pathology 35 (2):114-118.
  3.  17
    Fernando de Azevedo: um sujeito do afeto.Raquel Discini de Campos & Norma Discini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    O presente artigo analisa a crônica A graça do amor e da fé, publicada pelo intelectual Fernando de Azevedo no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 1955. A crônica diz respeito à vida e à morte de Sara Lemos Almeida de Azevedo. A partir da análise crítica desse escrito, e à luz da Retórica, de Aristóteles, discutimos o ethos de um filho amoroso e grato, bem como o ethos do intelectual da educação, que problematiza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Da mnemotécnica à antropotécnica: uma exposição filosófico-antropológica do trabalho do homem sobre si mesmo, de Nietzsche a Sloterdijk.Mizael José de Oliveira Filho Martins - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):65-83.
    Este artigo promove uma leitura sobre noções de alguns pensadores da Contemporaneidade que levam em consideração as “práticas do homem sobre si mesmo”, tendo por limites as teses de mnemotécnica de Nietzsche e de antropotécnica de Sloterdijk, as quais apresentam o intuito de mostrar como ocorreu a “adaptação” humana a estatutos sociabilizantes ao longo de milênios, mas percebida de maneira intensiva somente a partir do século XIX. Processos de contenção, cuidado do homem para com o homem e domesticação são expostos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  40
    Dossiê Kant.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):35-35.
    O III Colóquio Kant de Marília, realizado em setembro de 2008 a partir do tema “A ‘Crítica da Faculdade de Julgar Teleológica’”, contou com doze conferencistas, três deles provindos do exterior, dois dos quais, ao lado de outros três colegas, têm suas exposições ora publicadas pela Trans/Form/Ação.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    O que há de realmente atemorizador nos cenários tipo-Gattaca?Marco Antonio Azevedo & Marcos Rolim - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36605.
    No filme Gattaca, imagina-se um futuro já nada distante em que os casais poderão consultar um especialista em fertilização artificial e escolher as características de seu futuro filho. Eles podem selecionar embriões fertilizados em laboratório, podendo também alterar seus traços genéticos, eliminando genes capazes de expressar doenças ou mesmo características físicas indesejáveis. Técnicas recentes, como a edição genética por Prime Editing ou por meio da CRISPR-Cas9, logo permitirão terapias gênicas em embriões fertilizados in vitro antes de sua implantação uterina. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Estelionato cultural.Gabriel Soares de Azevedo Filho, Ana Carolina de Araújo Azevedo & Anderson de Alencar Menezes - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:132-151.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    A Insuficiência das Leis: uma Reflexão sobre o Pensamento de Antifonte.Cristiane A. De Azevedo - 2021 - Revista Portuguesa de Filosofia 77 (1):235-250.
    In the 5th century BC, in Athens, Antiphon reflects on the relationship between physis and nómos in a way quite different from most sophists. Indeed, one of the particularities of sophist thought is to minimize physis so that thinking focus itself on nómos, on what man can, through thinking and debate, establish in regard to the common good and justice in the pólis. However, Antiphon takes up this relationship between nature and law to direct it to another path. In an (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  36
    A Spätphilosophie de F. W. Schelling e o desdobrar da consciência humana.Cristiane A. De Azevedo - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):549-560.
    Em 1821, Friedrich W. Schelling inaugura um novo caminho para o seu pensamento. Esse novo caminho, como afirma o próprio filósofo, divide sua filosofia em duas partes, a saber, a filosofia negativa, que diz respeito a toda sua produção anterior, e a filosofia positiva que se inaugura a partir das aulas de Erlangen. Contudo, como veremos neste artigo, suas duas filosofias estão unidas na busca pelo pensamento da Unidade. Essa busca traduz-se na Spätphilosophie como busca do Absoluto. O presente artigo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Notas sobre o “múltiplo” na primeira Crítica.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 2005 - Dois Pontos 2 (2).
    Examina-se aqui uma solução de tipo “idealista” para o problema da possibilidade do múltiplo, a qual, assim parece, levaria à exigência da admissão de um espaço e um tempo inatos. Eliminando-se qualquer pretensa concessão inatista por parte de Kant, porém, observa-se que o resultado alcançado, neste caso, favorece a originalidade do idealismo transcendental. Consideration on “multiple” in the first Critique Abstract It is examined here a solution, of an idealist kind, to the problem concerning the possibility of the manifold, which, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    A experiência musical e a interpretação simbólico-transcendental a partir de Ernst Cassirer e Susanne Langer.Ivanio Lopes De Azevedo Junior - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):230-246.
    O presente artigo tem o objetivo de aprofundar o debate sobre a noção de experiência musical, explicitando os aspectos epistemológicos de uma interpretação filosófica a qual chamamos de simbólico-transcendental. Trata-se do projeto teórico iniciado por Ernst Cassirer, e retomado por Susanne Langer, o qual defende que as manifestações da Cultura são formas simbólicas particulares, quais sejam: conhecimento, linguagem, mito, religião e arte, sendo a partir destas que é possível ao espírito humano significar o real de modo objetivo. A capacidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    APRESENTAÇÃO DE LIVRO - Nietzsche e a dissolução da moral.Vânia Dutra de Azevedo - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):307-313.
    Apresentação da obra Nietzsche e a dissolução da moral.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  33
    A hora e o lugar das Ordens Sufis na tradição isl'mica.Mateus Soares de Azevedo - 2019 - Araucaria 21 (41):395-414.
    O que é o Sufismo? Em que ele acredita? O que ele pratica? É ele uma vertente mística do Islã para alguns poucos, ou uma via aberta a muitos? O que são as confrarias ou ordens sufis? Qual a sua natureza e sua razão de ser? Qual a sua origem e seu desenvolvimento histórico? São elas “iniciáticas’’ e destinadas a uma elite espiritual, ou “populares’’ e acessíveis em princípio a todos os fieis? Estas são algumas das questões que este ensaio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  8
    Umění a Materialismus: Filozofie chaosu.Célio de Azevedo Júnior & Célio Azevedo - 2021 - Prague, Czechia: Non-Aligned Culture Foundation.
    Célio Azevedo hallitun kaaoksen filosofia piilee 2000-luvun silmissä terävän nihilismin teorian abstraktiossa. Teos kokoaa yhteen monipuolisen näkemyksen kirjailijan tämän päivän elämän pääteemoista.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O Ensino da Filosofia e Outras Linguagens.Guilherme Diehl de Azevedo - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (25):111-124.
    O presente artigo presta-se a questionar acerca da possibilidade e/ou importância da utilização das artes nos procedimentos educacionais. Assim, parte-se de uma noção trivial para explicitar e, então, questionar seus pressupostos filosóficos, de sorte a tecer análise crítica a tal concepção a partir da teoria hermenêutico-fenomenológica, com especial matriz em Martin Heidegger e H. G. Gadamer, revisitada por meio de revisão bibliográfica. A partir de tais análises, restou possível conceber que as artes, no processo educacional, possuem não apenas um papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    POLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS NO CONTROLE DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO: Desafios na governança de um sistema descoordenado de segurança.Eder Marques de Azevedo - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (1).
    Na sequência de desastres com barragens de megacorporações como o grupo Samarco/Vale/BHP é certo ocorrer a exigência imediata de respostas públicas, cujos vieses cognitivos, ao conferir notoriedade aos efeitos recentes, não dão aos riscos passados ou desconhecidos a abordagem adequada à sua condição de causa. Como reação instantânea à distorção de foco as políticas ambientais, no setor minerário, têm dado protagonismo a mudanças regulatórias criadas a toque de caixa, preocupadas muito mais em dirimir a consternação social do que em resolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Gênese e Conquista do Conceito de Filosofia Cosmopolita de Kant.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44016.
    Este artigo pretende mostrar a gênese e a conquista do conceito de filosofia cosmopolita de Kant ao longo do seu período pré-crítico. Esse conceito foi erigido por meio das pesquisas de Kant tanto sobre o que significava filosofar na Antiguidade quanto sobre a pretensão de encontrar um método que resolvesse o problema da cientificidade da metafísica. Defende-se que tal conceito é o principal elemento que dota sua filosofia de organicidade, de maneira a conceder coerência lógica ao longo de toda a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    A origem da antropologia kantiana.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2022 - Griot 22 (3):230-243.
    A origem da Antropologia de Kantiana aponta para a coerência do projeto de filosofia deste autor: a proposição de padrões para a resolução de problemas humanos segundo uma finalidade prática da experiência social. Assim, este artigo tem como pano de fundo a ideia que apesar de Kant iniciar a sua filosofia crítica buscando as condições de possibilidade de cientificidade da metafísica, ele flexionou seu projeto, após 1793, em vista do principal objeto de qualquer teoria filosófica moderna, o homem, sendo a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A Cobertura do JB e do Globo da Queda do Muro de Berlim (1989) e do Fim da URSS (1991).Célio de Azevedo Júnior - 2007 - Rio de Janeiro: Célio Azevedo Produções.
    Uma análise política e jornalística a respeito da queda do socialismo na Rússia e no leste europeu. Estudo originalmente realizado em 2006.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  49
    Uma reflexão sobre o conceito de cidadania de Aristóteles, o atual e os grupos minoritários.Alvaro de Azevedo Gonzaga, Felipe Labruna & Karen Maximo Magalhães - 2024 - Aufklärung 11 (1):41-50.
    The scope of this article is to propose a reflection about the concept of citizenship presented by Aristotle in his work “Politics”, and which people were considered citizens then in comparison to nowadays. There is no intention to make a deep historical assessment about the particularities of each period of time, but analyse the characteristics which kept some groups inside of the political life and as well kept other groups away from it, in order to demonstrate how strong is the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino.Felipe de Azevedo Ramos - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):265-290.
    Resumo: A honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um “prêmio da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  48
    Razões para agir (ou como Lewis Carroll nos ajudou a entender também os raciocínios práticos).Marco Antônio Oliveira de Azevedo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2):91-108.
    Neste artigo, procuro extrair algumas conseqüências da lição de Lewis Carroll sobre a diferença entre premissas e regras de inferência no tocante aos raciocínios práticos. Meu questionamento dirige-se à clássica suposição formalista contida na famosa “Lei de Hume”, a saber, a regra formulada, dentre outros, por Richard Hare, de que é logicamente impossível derivar-se uma conclusão moral prática apenas de premissas fatuais. Na primeira parte deste artigo, proponho que o leitor imagine-se numa situação hipotética, na qual adota uma postura evasiva (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Educação e pós-modernidade: um olhar wittgensteiniano.Heloisa Helena Duval de Azevedo & Neiva Afonso Oliveira - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 182.
    O presente trabalho argumenta, a partir do filósofo Ludwig Wittgenstein, que o jogo de linguagem pode contribuir na discussão sobre educação. Objetivamos introduzir a percepção da linguagem como elemento inerente ao ser humano para abordar a relação sobre educação. Diante desse panorama, o trabalho discute as possibilidades dos jogos de linguagem, onde há regras que podem ser ou não as mesmas entre um jogo e outro. Jogar não significa ganhar, ter razão ou a verdade. Podemos jogar pelo prazer de inventar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Formalismo e Logicismo na recepção da filosofia kantiana.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-21.
    Pensamos que apesar de Kant inaugurar sua filosofia crítica tratando das condições de possibilidade formais para resolução de problemas (filosofia crítica), ele avança na década de 1790 em direção a estabelecer a antropologia como finalidade da sua filosofia. Considerando isso, o objetivo deste escrito é mostrar que a recepção da filosofia kantiana nos séculos XIX e XX foi logicista e formalista, ressaltando bem mais sua base transcendental que pragmática (em sentido kantiano). Desse modo, o retorno a Kant, promovido pelo Neokantismo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Les contradictions d'un parti au pouvoir.Clovis de Barros Filho & Bernardo Issler - 2005 - Hermes 42:189.
    Le président Brésilien Luiz Ignacio Lula da Silva a assis son pouvoir sur sa personnalité et des origines populaires qui rompent toute idée de compromission avec les élites. Mais si sa personnalité lui permet de ne pas être une émmanation de son parti , il n'en est pas moins dépendant, pour l'entretien de son image, de celui-ci et des luttes opaques qui s'y déroulent .Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva has based its power on his personality and popular origins (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  40
    Notas sobre o esquematismo na Crítica da Razão Pura de Kant.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 1995 - Trans/Form/Ação 18:121-140.
    Trata-se de uma abordagem introdutória à doutrina do esquematismo, segundo o contexto de seu surgimento na Crítica da Razão Pura.This article is an introductory approach to the doctrine of the schematism according to the context of its appearance in the Critique of Pure Reason.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  5
    O problema de uma sociologia do direito.Evaristo de Moraes Filho - 1950 - Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
    Ao apresentar este clássico ensaio, em 1949, ressaltando a importância do estudo da sociologia para a boa compreensão dos problemas jurídicos, indagava o autor - E qual a ciência que dará o conhecimento desse meio heterogêneo, violento, tumultuoso, senão a sociologia? Se ela não estiver ainda à altura da tarefa que lhe incumbem, nenhuma outra o estará.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  69
    The Maker’s Knowledge Principle and the Limits of Science.Danilo Marcondes de Souza Filho - 2002 - Proceedings of the American Catholic Philosophical Association 76:229-237.
    This paper starts with an analysis of the maker’s knowledge principle as one of the main characteristics of Modern epistemology. We start by showing that maker’s knowledge can be understood in two ways: 1) a negative sense, as a way of establishing limits to human knowledge: we can only know what we create; and 2) a positive sense, as legitimizing human knowledge: we effectively know what we create. We proceed then to examine the roots of the maker’s knowledge principle in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  3
    Francisco Sanches na renascença portuguêsa.Evaristo de Moraes Filho - 1953 - [Rio de Janeiro]: Ministério da Educação.
  30.  18
    Filosofia e ética do discurso: o fundacionismo moderado em Habermas.Vânia Dutra de Azevedo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):396-410.
    Neste texto, procuramos mostrar, a partir do texto de Habermas “A filosofia como guardador de lugar e intérprete” e das considerações do filósofo sobre a ética do discurso, que há no pensamento habermasiano a proposição de um fundacionismo moderado em ética que se apresenta na busca de uma justificação racional para as normas morais a partir dos pressupostos necessários da argumentação em geral, recusando, com isso, um fundacionismo absoluto que se coloque para além da história e do assentimento dos envolvidos, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    César sonha com um mundo em que não atravessou O rubicão?Raquel De Azevedo - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:213-228.
    Em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Philip Dick recria a visão divina dos infinitos mundo possíveis a partir da perspectiva das criaturas, isto é, a partir da visão dos mundos extintos que lhe aparecem no momento de hesitação garantido pelo livre arbítrio. Minha hipótese é que a passagem dos mundos possíveis no intelecto divino à forma que assumem na indiferença da vontade das criaturas tem uma dimensão geométrica. Pensar a curva do mundo atual a partir da série dos mundos menos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  43
    Kant e as analogias musicais.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 2011 - Revista de Filosofía (Madrid) 36 (2):25-42.
    Ademais do glossário filosófico, Kant emprega muitos outros repertórios linguísticos; dentre eles, por exemplo, o musical. O presente estudo, considerando o léxico musical kantiano, não tem como objetivo a promoção estética da música no cenário da filosofia crítica, mas o reconhecimento e a análise preliminar de um recurso argumentativo utilizado pelo filósofo, a saber, a analogia musical.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Novos percursos da ciência: as modificações da divulgação científica no meio digital a partir de uma análise contrastiva.Beatriz Amorim de Azevedo E. Silva & Sheila Vieira de Camargo Grillo - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):51-73.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  38
    Rights as Entitlements and Rights as Claims.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):164-182.
    Há pelo menos dois registros diferentes sobre o significado de “direitos”. Segundo um deles, os direitos são relações entre dois termos: uma pessoa e um bem; para o outro, os direitos são relações entre três termos: um indivíduo, uma pessoa e uma ação ou algo. Os registros são diferentes, mas não são totalmente incompatíveis. De acordo com a interpretação de direitos como entitlements, trata-se de direitos morais ou legais, ou seja, as relações de ordem moral ou jurídica das pessoas com (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. La filosofía del derecho de Hugo Grocio.Juan Llambías de Azevedo - 1935 - Montevideo,: Peña & cía., impresores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    O Estatuto da Física Na Metaciência de Descartes: Entre o Idealismo e o Realismo Pragmático.Ivânio Lopes de Azevedo Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):245.
    Neste artigo, colocamos a questão sobre o estatuto da Física no pensamento de René Descartes em meio a duas leituras divergentes. De um lado, apresentamos e criticamos a interpretação idealista de Martial Gueroult em torno do problema e, noutra perspectiva, apresentamos e defendemos a interpretação realista-pragmática, de Zeljko Loparic e Érico Andrade, como sendo a mais adequada para se compreender a natureza da física no pensamento cartesiano. O objetivo central é saber como Descartes concebe a sua própria ciência hipotética frente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O discurso Das fábulas de fedro.Vivian de Azevedo Garcia Salema - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):59-69.
    As fábulas de Fedro são surpreendentemente instigantes, ainda na atualidade, porque tratam de temas universais, focalizando questões que envolvem o próprio homem como um ser social. A análise de três fábulas fedrianas - Ouis, canis et lupus; Leo senex, aper, taurus et asinus; Vulpes et ciconia, mostrará de que modo o fabulista se serve das palavras para difundir ideias e defender princípios morais por meio de discursos que transmitem muito mais do que se depreende numa simples e desatenta leitura.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Eidética y aporética del derecho, y otros estudios de filosofía del derecho.Juan Llambías de Azevedo - 1958 - Buenos Aires,: Abeledo-Perrot.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Objetividade e matematização da Física em Ernst Cassirer.Ivânio Lopes de Azevedo Júnior - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):256-280.
    O presente artigo discute a compreensão de Cassirer sobre a objetividade do conhecimento científico produzido pela física. Por se tratar de uma noção que perpassa várias obras do autor, e de diferentes períodos, minha escolha foi direcionar esforços, principalmente, para o terceiro volume da Filosofia das Formas Simbólicas. Esta escolha bibliográfica se justifica pelo fato de que, na referida obra, encontram-se dois aspectos estruturantes para o tratamento da questão proposta. O primeiro, de natureza sistemática, diz respeito à explicitação do processo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Notas sobre o "múltiplo" na primeira Crítica.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 2005 - Doispontos 2 (2).
    Examina-se aqui uma solução de tipo “idealista” para o problema da possibilidade do múltiplo, a qual, assim parece, levaria à exigência da admissão de um espaço e um tempo inatos. Eliminando-se qualquer pretensa concessão inatista por parte de Kant, porém, observa-se que o resultado alcançado, neste caso, favorece a originalidade do idealismo transcendental. Consideration on “multiple” in the first CritiqueIt is examined here a solution, of an idealist kind, to the problem concerning the possibility of the manifold, which, it seems, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    A Veneração aos Santos no Catolicismo popular brasileiro – Uma aproximação histórico-teológica.Fabio de Azevedo Mesquita - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):155-174.
    This article analyzes the importance of the Saints in the Brazilian popular Catholicism from the Cristian iconography. This study is done by a historical approach on how devotion to the saints expanded worldwide and became a point of discussion in the Church, and how this devotion, along with popular Catholicism, arrived in Brazil and was introduced in the life of indigenous people, black people and their descendants. This article presents, finally, the meaning of the veneration to the saints and its (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta hermenêutica jurídica, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta hermenêutica jurídica, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  48
    Kant eo problema da origem das representações elementares: apontamentos.Ubirajara Ranean de Azevedo Marques - 1990 - Trans/Form/Ação 13:41-72.
    Trata-se de considerara origem das representações fundamentais , face à crítica de Kant às idéias inatas e abstratas.Il s'agit d'examiner l'origine des représentations fondamentales face à la critique faite par Kant des idées innées et abstraites.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Palavra do editor.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (s2):01-01.
    O presente fascículo, o segundo “especial” de Trans/Form/Ação em 2011, apresenta, ao contrário do anterior, não a republicação de textos já aparecidos na mesma revista, mas um conjunto de dez artigos inéditos, todos agrupados em torno do mesmo tema geral: “Estética”. Salvo engano, trata-se do primeiro exemplar temático da “Revista de Filosofi a da UNESP”.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Justiça distributiva e aplicação do direito.Plauto Faraco de Azevedo - 1983 - Porto Alegre: S.A. Fabris.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A intelecção e o seu objeto na polêmica do “De unitate intellectus”.Felipe de Azevedo Ramos - 2012 - Lumen Veritatis 5 (18):78-106.
    This article examines the third objection of Chapter Five of the opusculum De unitate intellectus of Saint Thomas. This section offers a summary of Thomist gnoseology and the most important arguments regarding the unity of the intellect. It also represents a true milestone in Western Philosophy, by specifying the object of intellection and the distinction between id quod intelligitur and in quo intelligitur, fundamental themes in the context of moderate realism in comparison with the other currents of the theory of (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A crítica à religião no paganismo pós-moderno de Lyotard e nos slogans de Maio de 68.Felipe de Azevedo Ramos - 2014 - Lumen Veritatis 7:77-108.
    O presente artigo analisa duas correntes de crítica à religião em âmbito filosófico, características da segunda metade do século XX. Primeiramente, a perspectiva do filósofo francês e ex-professor da Sorbonne e de Nanterre, Jean-François Lyotard (1924-1998). Em segundo lugar, as posições inspiradas nos slogans da revolução de Maio de 68. Por fim, procura-se evidenciar as raízes, singularidades e semelhanças entre as duas posturas. /// This article analyzes two currents of religious critique in the philosophical ambit, characteristic of the second half (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    Catholicism in Brazil: A Personal Evaluation.Thales de Azevedo - 1953 - Thought: Fordham University Quarterly 28 (2):253-274.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 987